20 abril 2013

Depressão sazonal


Chegou a Primavera! E com ela dias mais longos, céu azul, papoilas, mal-me-queres e andorinhas.

Primavera costuma rimar com alegria, energia e vitalidade


No entanto, algumas pessoas parecem sentir mudanças de humor nesta altura do ano: irritabilidade, agitação, sono perturbado (insónia), perda de apetite com consequente perda de peso e, alterações da libido.


É o seu caso?


Se estes sintomas desaparecerem em alguns dias, não se preocupe. Alterações de humor deste tipo são comuns nas fases de mudança de estação.


Todavia, se se prolongar por semanas ou meses, pode estar perante uma Perturbação Afectiva Sazonal (PAS).


Já tinha ouvido falar? Sabe o que é?


Conheça-a e saiba como preveni-la!


Trata-se de uma perturbação depressiva do humor - depressão - que ocorre todos os anos, na mesma altura do ano.


É comum surgir nos meses de Outono/Inverno e desaparecer na Primavera, dando lugar a um humor alegre e efusivo.


Contudo, em alguns casos pode ocorrer nos meses de Primavera/Verão e terminam no Outono, dando lugar, também neste caso, a um humor entusiástico.


Estas alterações que

balançam entre o humor depressivo e o humor maníaco (leia-se, aumento anormal da irritabilidade, excitação e/ou níveis de energia; o oposto da depressão) não devem ser confundidas com a perturbação bi-polar, também designada como maníaco-depressiva. Futuramente, dedicarei um post a este tema.

Existem duas causas prováveis para o aparecimento da depressão sazonal:

  • Diminuição da exposição à luz solar. Esta, altera o relógio biológico que regula o humor, o sono e o sistema hormonal, tornando-o mais lento.
  • Alterações nos neurotransmissores, como a serotonina e a melatonina.
Os sintomas da depressão sazonal que ocorre nos meses de Outono/Inverno são diferentes da que ocorre na Primavera/Verão.
No Outono/Inverno as alterações do humor envolvem ansiedade, perda de energia vital e apatia, ansiedade, retraimento social e diminuição do interesse sexual. 

Nas crianças, os sintomas podem incluir irritabilidade, dificuldades de aprendizagem e astenia.

tratamento da depressão sazonal depende da gravidade dos sintomas e do impacto que estes têm na vida quotidiana. Pode incluir fototerapia, anti-depressivos, ansiolíticos e psicoterapia.

A Perturbação Afectiva Sazonal pode ser prevenida!

Previna a depressão sazonal:
  • Levante-se cedo e aproveita todas as horas de luz que o dia tem para lhe oferecer.
  • Pratique exercício físico ao ar livre, preferencialmente aeróbico. Uma caminhada pela manhã é uma boa opção. Eleva a temperatura do corpo e revitaliza-o.
  • Adopte uma dieta equilibrada e saudável. Não abuse dos hidratos de carbono mas, lembre-se de que são amigos da serotonina. Não os exclua da sua dieta.
  • Mantenha contacto com os seus familiares e amigos. Procure actividades que promovam a socialização.  Conviva. Não se isole.
  • Adira a um hobbie. Dedique algum tempo a fazer aquilo que mais gosta.

Muito importante: Se reconhecer os sintomas descritos, procure um profissional de saúde. Só um profissional de saúde pode fazer um diagnóstico correcto, determinar o nível de afectação e o tratamento adequado.

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