01 março 2018

Ho'opono pono

Ho'opono pono é um método ancestral de cura holística havaiana. Durante séculos foi praticado apenas pelos kahunas/curandeiros das tribos nativas.

Na década de 1960, contra a vontade da sua comunidade, uma das guardiãs dessa sabedoria - Morrnah Nalamaku Simeona - decidiu transmiti-la ao maior número de pessoas possível.

A fama de Morrnah Simeona e do ho'opono pono chegou ao conhecimento do psicólogo havaiano lhaleakala Hew Len.

Tendo observado os surpreendentes efeitos do ho'opono pono na saúde de uma das suas filhas, o Dr. Hew Len tornou-se aprendiz e discípulo de Morrnah Simeona.

A determinada altura, os fantásticos resultados que o Dr. Hew Len obteve na aplicação do ho'opono pono aos sujeitos internados na ala psiquiátrica de um estabelecimento prisional havaiano, espevitaram a curiosidade de psicólogos, neuro-cientistas e life coaches.

O Dr. Hew Len partilhou o seu conhecimento com inúmeras pessoas. Primeiramente através de consultas individuais e familiares. Mais tarde, através de palestras, seminários e entrevistas.

Paralelamente, nomes sonantes como o Dr. Joe Dispenza e o actor Joe Vitale procuraram amplificar a voz do Dr. Hew Len e os benefícios do ho'opono pono. Em pouco tempo multiplicaram-se as entrevistas, palestras, seminários, livros e online sites. O Dr. Hew Len participou em muitas dessas iniciativas e eventos, mas a certa altura percebeu que se gerava uma onda populista e mercantilista. Por considerar que se estava a desvirtuar o verdadeiro significado e propósito do ho'opono pono, deixou de colaborar e apoiar quaisquer iniciativas do género. 

Atualmente o Dr. Hew Len não dá consultas, nem participa em eventos públicos. Numa das suas últimas e raras entrevistas, esclareceu que continua a ser um fiel praticante do ho'opono pono como instrumento fundamental da sua "autocura", e que já deu o contributo possível para a divulgação da verdadeira essência desse método. Apesar disso, o seu nome continua a ser utilizado por várias entidades/organizações/personalidades como "padrinho" de eventos e plataformas comerciais.

Alguns familiares e parentes de Morrnah Simeona, em particular uma sobrinha - Mahealani Kuamo'o-Henry - têm dado continuidade ao seu trabalho de divulgação e prática do ho'opono pono. Fazem-no de forma discreta, integra, leais à sua ancestralidade. Repudiam a interpretação ocidentalizada e o marketing gerado à volta dessa sua herança.

O meu primeiro contacto com o ho'opono pono aconteceu há cerca de 5 anos. Desde então tenho procurado as suas raízes, estudado e praticado. Reconheço-lhe enormes benefícios. Gostaria de destacar os que se prendem com o  auto-conhecimento, o despertar da consciência e a melhoria das constelações relacionais.

No próximo domingo estarei disponível para partilhar um pouco do que aprendi com quem queira saber mais. Na Sobreda da Caparica, das 11h30 às 12h30. Valor de troca: €10.

Ho'opono pono!

Sem comentários:

Enviar um comentário